Como consultar o saldo do Bilhete Único? Veja 3 maneiras

As 3 formas de consultar o saldo do Bilhete Único são:

Para entender como funciona o Bilhete Único nada mais é do que um cartão que reúne o valor abastecido para uso do transporte público, incluindo metrô e ônibus. No entanto, esse é um cartão recarregável. Separamos 3 formas de consultar o saldo do bilhete Único São Paulo

As principais formas de consulta de saldo são no site SPTRANS, no aplicativo do Ponto Certo ou até mesmo nos validadores distribuídos na integração e nos ônibus. Para evitar surpresas e se preparar para a recarga do Bilhete Único SP, conheça todas as formas a seguir.  

1) Pelo site da SPTRANS

Pelo site do SPTRANS

O site da SPTrans permite ao usuário consultar o saldo do Bilhete Único pelo celular. Para isso, basta fazer um cadastro simples, iniciar o login e acessar a aba de consulta de saldo. 

Passo a passo da consulta no site SPTRANS:

  • Acesse o site SPTRANS Consultar Cartão
  • Informe os dados solicitados para criar o seu cadastro
  • Realize o login
  • Clique em “Saldo/Extrato” no menu “Meus cartões”
  • Confira o saldo

2) Com o app Ponto Certo

Com o app Ponto Certo

O Ponto Certo é um dos principais apps para carregar o Bilhete Único e consultar saldo. O aplicativo permite essa função de consultar saldo do Bilhete Único via NFC. Em linhas gerais está disponível para todos os sistemas operacionais. 

Para consulta de saldo no app Ponto Certo você precisa: 

  • Baixar o aplicativo Ponto certo
  • Faça ou crie o seu cadastro
  • Clique em “Consultar o Saldo do Bilhete Único”
  • Encoste seu cartão na parte de trás do aparelho celular
  • Aguarde alguns segundos 
  • Confira o saldo atual do seu Bilhete Único
Como CONSULTAR o saldo do BILHETE ÚNICO no app PONTO CERTO?

3) Pelos validadores do ônibus

Pelos validadores do ônibus?

Os validadores estão distribuídos nos terminais da integração de São Paulo e nos ônibus. Esses validadores são os mesmos onde você encosta para realizar o pagamento de sua passagem. Por isso, é fácil identificar. 

Para consultar o saldo nos validadores do ônibus basta:

  • Entrar em algum ônibus
  • Encostar seu cartão no validador 
  • Aguardar alguns segundos 
  • Verificar o saldo disponível

Acabou o saldo do Bilhete Único, como recarregar? 

Como recarregar o Bilhete Único?

Recarregue o Bilhete Único direto no celular com o RecargaPay. A carteira digital permite utilizar cartão de crédito para recarga do Bilhete Único ou pagamento com saldo em conta. Além de simples, é rápida e necessita apenas da validação.

Faça a sua recarga do Bilhete Único no RecargaPay em segundos:

  • Baixe o RecargaPay
  • Na tela inicial clique em “Recarga de Transporte 5% de cashback”
  • Digite “Bilhete Único SP”
  • Selecione e insira os dados do bilhete
  • Escola o valor da recarga
  • Selecione a forma de pagamento 
  • Pague 
Como Recarregar Cartão de Transporte pelo RecargaPay

Quanto tempo leva para cair o saldo do Bilhete Único? 

Quanto tempo leva para cair a recarga?

Muitos usuários possuem dúvidas como essa de quanto tempo leva para cair a recarga do Bilhete Único. Mas, é importante destacar que pode levar até 24h, mas muitas vezes cai na hora. É necessário validar o saldo do Bilhete Único no ônibus ou nas máquinas de validação.  

Posso consultar o saldo de todos os tipos de Bilhete Único? 

Posso consultar o saldo de todos os tipos de Bilhete?

Existem várias categorias de Bilhete Único, cada uma atendendo às necessidades específicas de diferentes grupos de usuários do transporte público. Abaixo, detalhamos cada tipo de Bilhete Único que é possível consultar o saldo.

Bilhete Comum

O Bilhete Único Personalizado ou comum está disponível para todos os membros da comunidade, independentemente da idade ou renda. Embora não ofereça reduções tarifárias ou vantagens, é recarregável, permitindo depósitos de qualquer quantia.

Bilhete Estudante

Este bilhete pode ser solicitado por qualquer pessoa regularmente matriculada em uma instituição educacional, seja escola ou universidade. Geralmente, o Bilhete Único estudante oferece descontos de até 50% nas tarifas.

Bilhete Idoso

Destinado a cidadãos idosos, de acordo com as leis vigentes. Os beneficiários podem desfrutar de passagens gratuitas ou com descontos, desde que atendam aos requisitos de idade.

Bilhete com Isenção

Para pessoas com deficiência ou condições específicas que garantem a gratuidade. A emissão desse tíquete requer a apresentação de laudos médicos, e este cartão de isenção não precisa de recarga.

Bilhete de Vale-Transporte

Destinado a trabalhadores para converter o benefício do vale-transporte em passagens. Geralmente, o valor é deduzido diretamente do salário do empregado.

De acordo com Isabela Muniz, superintendente de atendimento e comercialização da SPTrans em matéria ao G1:

“A partir do momento em que o cadastro termina e a foto é aprovada, seguindo os critérios da empresa, você pode se dirigir a um posto de atendimento para a retirada do cartão, que é personalizado na hora”.

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo apresentamos 3 opções de consulta do saldo do Bilhete Único. Afinal, esse é um cartão recarregável que os usuários devem acompanhar o saldo para evitar imprevistos com recarga. 

Além disso, disponibilizamos também uma opção de recarga online com o aplicativo do RecargaPay. Com ele você recarrega seu bilhete sem sair de casa e precisa apenas validar o saldo nos ônibus ou terminais da integração. 

Vale destacar que cada recarga realizada deve ser validada. No entanto, o processo de validação é apenas encontrar o seu Bilhete Único em um dos pontos de validação na interação ou até mesmo no ônibus.

Todas essas opções podem servir para a consulta de saldo?

O RecargaPay serve para consultar saldo do Bilhete Único?

O RecargaPay serve para adicionar saldo no Bilhete Único?

Posso recarregar o Bilhete Único com cartão de crédito?

Posso consultar o saldo de qualquer tipo de bilhete único?